sexta-feira, outubro 27, 2006

A História é pura e simplesmente História...


Eu não sei o dia de amanhã, apenas sei o de hoje e tenho uma vaga ideia do de ontem... Os acontecimentos, as pessoas, as acções, os sentimentos, são insignificantes quando não são catalogados de uma carga emocional forte. Só assim se explica que uma pessoa, por exemplo, nos tenha marcado mais que outra. Não obstante, este grau de superioridade apenas diz e pode dizer respeito a pessoas ou acções ou qualquer outra noção, que tenhamos vivido na realidade, em confronto directo. È perigoso na minha opnião, formar um juízo de valor sobre figuras da História sobre as quais não se contacta directamente, sobre as quais apenas opino pelo que me dão a conhecer. A história é feita de boas e más pessoas, mas é história apenas... e todas as pessoas, sem excepção, são imporatntes porque "escrevem" uma história. No meu entender é imporatnte fazer este momento de reflexão sobre a nossa hisória, mas reparem que eu não digo que é importante fazer um momento de reflexão sobre aquilo que as pessoas pensam da história, o que se traduz em resultados. Os resultados que podem advir desta pesquisa são deveras tendenciais e possivelmente adulterados, por um leque variado de condicionates: o nivel de ensino, o nivel económico, o interesse histórico, o ideal de vida, a relatividade do "ser grande"...etc. E o estudo destas condicionantes, é na minha opnião a grande riqueza desta investigação.
A televisão faz dela(investigação) umprograma lúdico e de entretenimento, mas é muito mais que isso. É um momento de revisão da história, é como uma revisão criteriosa da história, após a realização do teste, mas que não deixa de ser muito importante pois prepara para o teste seguinte. Todas as pessoas da história de Portugal merecem ser votadas pois todas elas contribuíram , mal ou bem, para o Portugal que é hoje, e quem vive o presente prespectivando o futuro, este estudo é uma boa via para delimitar estratégias, moldar personalidades, elucidar condutas, provocar responsblidades. Não devemos esquecer que todos os nomes a votos, são seres humanos, são pecadores por natureza, e não são seres perfeitos. A introspecção que esta investigação provoca pode e convém que suscite em todos os portugueses, um maior interesse sobre os seus antepassados, e sobre exemplos que devem ou não devem seguir.
Se esta investigação for bem conduzida e se a população portuguesa perceber o real interesse deste fenómeno, a já citada ivestigação poderá ser entendida e promulgada como um histórico momento reformista sobre a sociedade Portuguesa.
Beijo e Abraço (7)

Um comentário:

Anônimo disse...

Um post extenso e com muita informação para comentar...
Começacndo tv pelo fim...
Se a população portuguesa se interessasse mais pela história poderia aprender com ela... que no meu ver é uma das características mais importantes! isso e o perceber-se de onde se vem... as nossas raízes, o porquÊ???

100% de acordo com a avaliação! poes as coisas de uma maneira clara e objectiva! gosto... realmente classificar uma acção sem avaliar quem e o que leva a escolher a ou b???!!! Complicado... e acima de tudo muito subjectivo!
fico-me por aqui...
M.