segunda-feira, janeiro 17, 2011

Battle Chess

Quem me conhece (bem), sabe que eu adoro... Há muito tempo atrás, quando tirava a minha licenciatura, diziam-me que o Xadrez era um Desporto mas dentro de uma sub-classe muito particular. Hoje, eu digo que o Xadrez é um Jogo Desportivo Colectivo. A única coisa que o diferencia dos restantes, tem a ver com o seguinte: neste jogo o treinador toma decisões pelos seus "jogadores". Fascina-me toda a ideia inerente ao: presumir, auto-interrogação, duvida constante, constatação do futuro, gato e rato, poder de concentração, etc.
Há muito muito muito tempo atrás, era para ser um Boby Fisher versão portuguesa: "Bob Fishere". Mas depois, perdi-me... entreguei-me ao físico e deixei de lado o lado mais genuíno. Com isso, o xadrez ganhou qualidade...
Quem nasce xadrezista, para sempre xadrezista...

PRobles

Nenhum comentário: