segunda-feira, janeiro 10, 2011

345 dias, 8280 horas, 496800 minutos, 29808000 segundos depois do último post...

2011, ano de muita estagnação e mudança. Dois estados antagónicos que se complementam se olharmos atenta e concentradamente sobre o mundo que nos rodeia. O luxo instalou-se na vida de uns e nos sonhos de outros, e as mentes fracas poderão ou tenderão deixar-se subjugar por este virús. 2011 será reflexo disso. A solidariedade e a fraternidade serão muito mais valorizadas por serem cada vez menos comuns. 2001 será reflexo disso. O numero de roubos e de crimes violentos aumentará, a mente humana tende a desenvolver cada vez menos defesas e cada vez mais andará a procura do risco e da adrenalina. 2011 será reflexo disso. A Medicina tenderá a fazer a fazer descobertas fantásticas, mas cada vez mais o serviço básico de saúde será menos acessivel a todos. 2011 será reflexo disso. O Estado Social será cada vez mais injusto. A desigualdade acentuar-se-á, com factos irreversíveis. 2011 será refelexo disso. A esperança média de vida aumentará substancialmente. 2011 será reflexo disso. A dúvida sobre o futuro de cada um será cada vez maior. O poder de se ser livre não deixará de existir, mas o conceito "Liberdade" será ameaçado porque as novas gerações, pouco ou nenhum valor, dão ao tema ("Sou livre mas isso é normal").
As relações humanas são cada vez mais importantes e preciosas. Para fazer face a um período conturbado, um dos segredos está na nossa capacidade de nos agarrarmos aos que nos rodeiam.

PRobles

3 comentários:

Maria João disse...

...combina bem com o que vem a seguir:http://www.youtube.com/watch?v=bjjc59FgUpg

"Para fazer face a um período conturbado, um dos segredos está na nossa capacidade de nos agarrarmos aos que nos rodeiam." (PRobles)

...nos bons e maus momentos essa capacidade de partilhar é uma virtude...uma virtude legislada --> rever a Lei LPB ;)

(...sabe tão bem o teu regresso...)

Rita Duarte disse...

Acho que nunca tinha deixado um comentário no teu espaço, por isso aqui vai.

De facto as relações humanas são cada vez mais importantes. Porém estas só podem significar se tiverem uma concretização inter-pessoal.
Sou pró-tecnologias, mas é preciso equilíbrio e nos tempos que correm as tecnologias são para muitos substitutos da comunicação face-a-face.

McLuham lança alguns aforismo muito interessantes sobre os meios técnicos, como este:"os meios são extensões do corpo humano." Não vou explicar aqui o que ele significa, mas conselho uma pesquiza sobre este autor. Ficarás surpreendido!

Devemos pensar se de facto a comunicação necessária para nutrir as relações humanas está a acontecer...
Será que a exagerada mediação técnica não está a negligenciar as relações humanas?!

bjinho*
R.D.

Rita Duarte disse...

Correcção: pesquisa*
:P